Regulamento

Regulamento da Olimpíada Paranaense de Química – OPRQ

CONSIDERAÇÕES

Art. 1º. A Olimpíada Paranaense de Química – OPRQ é um evento integrante do Projeto Nacional das Olimpíadas de Química. No Paraná o evento é promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR, e realizado com os apoios da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e do Conselho Regional de Química – 9ª Região.

Art. 2º.  A OPRQ destina-se a alunos do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Estado do Paraná, que não tenham 19 anos de idade em 01 de setembro do ano em que se realiza a Fase III do Programa Nacional das Olimpíadas.

Parágrafo 1º– A OPRQ consta de duas fases classificatórias: Fase I e Fase II.

A Fase I é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, visando a escolha de, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos para participar da Fase II.

A Fase II, com inscrição on line de no máximo 25 (vinte e cinco) alunos por escola, é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente em todos os câmpus da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nesta fase serão selecionados em todo o Estado do Paraná um total de 55 (cinquenta e cinco) estudantes, somando a Modalidade A e Modalidade B.

INSCRIÇÃO DO ALUNO

Art. 3º.  Após cada unidade escolar efetuar a seleção dos seus alunos na Fase I da OPRQ, a inscrição dos 25 classificados para a Fase II deverá ser providenciada OBRIGATORIAMENTE pelo professor da escola conforme a época prevista (ver no link CALENDÁRIO).

No momento da inscrição (on line) serão solicitados os seguintes dados:

I – Nome do professor responsável

II – E-mail do professor responsável

III – Nome do aluno (Obs.: colocar o nome completo para uso em eventual emissão de certificado)

IV – E-mail do aluno

V – Telefone do aluno

VI – Série que o aluno está matriculado

VII – Data de nascimento do aluno

VIII – Documento de identidade (RG) do aluno

IX – Nome completo (oficial) da escola

X – CNPJ da escola

XI – Município onde a escola está localizada

XII – Câmpus da UTFPR onde irá prestar o exame

Parágrafo 1º – Cabe ao responsável  ficar atento ao preenchimento correto dos dados do aluno participante, uma vez que não serão corrigidos eventuais erros.

Parágrafo 2º – O total máximo de inscrições por unidade escolar é de 25 (vinte e cinco) alunos somando-se os das provas Modalidade A e Modalidade B. Não serão aceitas inscrições que não sejam on line. Mais de 25 inscrições por escola poderá provocar anulação dos já inscritos.

Art. 4º. Ao efetuar sua inscrição no evento, o estudante e seus responsáveis legais autorizam a organização da OPRQ a, automaticamente e de forma irrevogável, irretratável e gratuita, utilizar sua imagem e nome, para fins institucionais, de divulgação, mídia social e publicidade do evento, por todo e qualquer veículo, processo ou meio de comunicação e publicidade, existentes ou que venham a ser criados, incluindo, mas não se limitando, a mídia impressa, televisiva, digital e pela Internet.

Art. 5º. Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n° 3.298/1999, solicitando à respectiva coordenação estadual as condições especiais para a participação na prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de sua aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até cinco (5) dias úteis antes da aplicação da prova.

Art. 6º. Os estudantes guardadores de sábado, por convicção religiosa, deverão informá-lo à respectiva coordenação estadual com antecedência mínima de quinze (15) dias da data de aplicação do exame e apresentar-se até às 14:00 h (horário oficial de Brasília) no local designado pela coordenação estadual, para que possam iniciar o exame somente a partir do sol poente, garantindo-lhes os direitos legais.

EXAMES

Art. 7º.  – Os exames da Fase II serão compostos por 28 (vinte e oito) questões de múltipla escolha e 2 (duas) questões do tipo VERDADEIRO/FALSO. O valor de cada questão é de 1 (um) ponto, sendo a pontuação das questões VERDADEIRO/FALSO de 0,2 ponto para cada item da questão.

Art. 8 º.  – Os conteúdos serão os mesmos aprovados oficialmente pelo MEC como ementário da disciplina de Química para o Ensino Médio. Para os estudantes da Modalidade A os exames englobam conteúdos do primeiro e segundo ano, que não apresentam Química Orgânica, enquanto que para os estudantes do Modalidade B os conteúdos são referentes a todos os anos do ensino médio.

Art. 9º.  – Os exames da Fase II serão aplicados em data e horário estabelecidos pela coordenacão estadual, com duração de 3 horas. O local para a realização do exame será no câmpus da UTFPR selecionado no momento da inscrição. Não será permitido o uso de tabelas ou qualquer material de consulta. Será permitido o uso de calculadora, inclusive científicas. Porém, NÃO é permitido o uso de calculadoras programáveis de qualquer tipo.

PREMIAÇÃO DOS ALUNOS

Art. 10º.  Estarão sujeitos à premiação os alunos que obtenham nota igual ou superior a 50 (cinquenta) % da nota máxima, estabelecida da seguinte forma:

A) REGIONAL: Em cada região do Estado do Paraná correspondente ao câmpus da UTFPR em que o aluno realizar o exame da Fase II:

I – Medalha de OURO para o melhor classificado Modalidade A e para o melhor classificado Modalidade B.

II – Medalha de PRATA para os dois seguintes melhores classificados na Modalidade A e para os dois seguintes classificados na Modalidade B.

III – Medalha de BRONZE para os três seguintes melhores classificados na Modalidade A e para os três seguintes classificados na Modalidade B.

IV – Certificado de MENÇÃO HONROSA para os 15 (quinze) seguintes melhores classificados na Modalidade A, e para os 15 (quinze) seguintes classificados na Modalidade B.

Parágrafo – A premiação regional ocorrrerá em cada câmpus conforme critério estabelecido pelo coordenador regional .

B) ESTADUAL: Para os 6 (seis) melhores alunos classificados do Estado do Paraná, sendo três da Modalidade A e três da Modalidade B:

I – Medalhas de OURO, PRATA e BRONZE, respectivamente para os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas Modalidades A e B.

II – Um troféu característico da OPRQ para cada um destes 6 (seis) vencedores estaduais.

Parágrafo – A premiação estadual será entregue ao aluno em solenidade no câmpus Curitiba da UTFPR. Em casos de não comparecimento, o prêmio deverá ser retirado no câmpus no qual realizou o exame, com o coordenador regional.

Art. 11º. A premiação (medalhas, troféus e certificados) ficará disponível para entrega até o mês de agosto ao ano subsequente à edição da qual participou.

Art. 12º. Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais alunos, a comissão organizadora decidirá sobre os critérios de premiação.

            INSCRIÇÕES NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE QUÍMICA – OBQ

Art. 13º.  A inscrição na Olimpíada Brasileira de Química, correspondente a Fase III, dos 56 (cinquenta e seis) estudantes melhores classificados da Fase II deverá ser feita pela Coordenação Estadual da Olimpíada.

PREMIAÇÃO DAS ESCOLAS

Art. 14º. Haverá um troféu de premiação anual para a escola do Paraná que somou mais pontos obtidos por seus alunos classificados na Modalidade A e Modalidade B.  A pontuação de cada escola, em nível estadual da OPRQ, conforme os resultados da Fase II de seus alunos, será a seguinte:

1- Provas Modalidade A:

10 pontos referentes ao aluno Medalha de Ouro, 7 pontos referentes ao aluno Medalha de Prata e 5 pontos referentes ao aluno Medalha de Bronze.

2- Provas Modalidade B:

8 pontos referentes ao aluno Medalha de Ouro, 6 pontos referentes ao aluno Medalha de Prata e 4 pontos referentes ao aluno Medalha de Bronze.

ATRIBUIÇÕES DOS COORDENADORES REGIONAIS DA OPRQ

Art. 15º. Os coordenadores regionais da OPRQ terão as seguintes atribuições:

1- Divulgar o Programa Nacional das Olimpíadas de Química;

2- Selecionar os alunos da Fase I e realizar suas inscrições quando o câmpus da UTFPR oferecer ensino técnico;

3- Comunicar aos alunos a data, o horário e o local de realização dos exames;

4- Receber, imprimir, aplicar  e corrigir o exame da Fase II que será enviado por e-mail pela coordenação estadual;

5- Garantir o sigilo absoluto do conteúdo dos exames;

6- Enviar os gabaritos, devidamente corrigidos, aos cuidados da coordenação estadual da OPRQ. Departamento Acadêmico de Química e Biologia – Câmpus Curitiba- Sede Ecoville, via malote, observando o prazo de 15 (quinze) dias corridos.

7- Confeccionar e imprimir os certificados;

8- Realizar a entrega das premiações de acordo com critério próprio.

Regulamento da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr)

Acesse o site http://www.obquimica.org/olimpiadas/junior.

PROGRAMA OPRQ/OBQ:
1. Matéria: elemento, substância, mistura. Processos de separação de misturas. Alotropia. Propriedades físicas: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade. Critérios de pureza. Fenômenos físicos e químicos2. átomo: prótons, nêutrons, elétrons. Isótopos. Isóbaros. Isótonos.3. Modelos atômicos: modelo mecânico-clássico e mecânico-ondulatório. Números quânticos, orbitais atômicos puros e híbridos. Configurações eletrônicas.

4. Tabela periódica: nomes e símbolos dos elementos; Grupos e períodos. Propriedades periódicas. Classificação dos elementos em metais, não-metais, semi-metais, gases nobres, elementos de transição.

5. Ligações químicas: regra do octeto-dueto, ligações iônicas, covalentes, metálicas – forças intermoleculares. Polaridade de moléculas e de ligações. Fórmulas eletrônicas (Lewis) e estrutural. Geometria molecular.

6. Reações químicas: leis ponderais. Estequiometria. Cálculos com porcentagem de pureza e rendimento.

7. Funções inorgânicas: classificação das reações: síntese, análise, deslocamento, dupla troca, óxido-redução. Nomenclatura de ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Propriedades químicas das principais funções inorgânicas.

8. Soluções: soluções verdadeiras e soluções coloidais. Solubilidade em função da temperatura. Unidades de concentração. Cálculos de diluição. Titulometria.

9. Propriedades coligativas: tonometria, ebuliometria, criometria, osmometria Soluções iônicas e moleculares.

10. Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Entalpia: lei de entalpia de reação (formação, combustão, neutralização). Entropia. Energia livre.

11. Gases: Lei de Boyle, Charles, Gay-Lussac. Equação de gases ideais. Transformações: isotérmicas, isobáricas. Misturas gasosas: pressão parcial, lei de Dalton. Volume molar. Lei de Graham.

12. Cinética Química. Velocidade de reação: fatores que influem na velocidade das reações. Lei da ação das massas. Ordem de reação e molecularidade. Lei de velocidade. Energia de ativação. Catálise.

13. Equilíbrio químico homogêneo. Constante de equilíbrio. Deslocamento de equilíbrio: princípio de Le Chatelier. Equilíbrio iônico: produto de solubilidade, hidrólise, pH e pOH.

14. Eletroquímica. Pilhas. Potenciais de óxido-redução. Equação de Nernst. Eletrólise: sais fundidos e soluções aquosas. Cálculos.

15. Radioatividade: características das radiações a , b , g ; raios-X. Séries radioativas, meia-vida. Efeitos biológicos das radiações.

16. O átomo de carbono. Ligações do carbono. Fórmulas estruturais. Cadeias carbônicas.

17. Funções orgânicas: formulação, nomenclatura (sistemática, de classe funcional, trivial), ocorrência; hidrocarbonetos, funções oxigenadas, funções nitrogenadas, funções halogenadas, funções sulfuradas e tio compostos. Funções mistas.

18. Isomeria: constitucional, estereoisomeria (configuracional e conformacional).

19. Propriedades físicas das substâncias orgânicas: eletronegatividade, polaridade e solubilidade; forças que atuam sobre as moléculas; ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade.

20. Propriedades químicas das substâncias orgânicas: reatividade, reações de adição, eliminação, substituição e oxidação. Aplicações no cotidiano.

21. Polímeros e biomoléculas.

22. Química ambiental: chuva ácida, camada de ozônio, poluição do ar, poluição da água.

23. Laboratório: noções de segurança. Vidraria e seu emprego. Técnicas básicas de separação de substâncias. Titulação. Eletrólise.

Na OBQ, Modalidade A, ainda há uma 2a avaliação de conhecimentos de laboratório (Fase IV), destinada somente aos estudantes desta modalidade agraciados com medalhas na Fase III. Neste exame, são priorizados aspectos laboratoriais: manipulação de vidraria comum, uso de material volumétrico (pipetas, buretas, provetas, balões), métodos de purificação e separação (destilação, recristalização, cromatografia em placa etc.), medidas físico-químicas (intervalos de fusão, grau de solubilidade).

Para a escolha dos componentes da delegação brasileira nas competições internacionais, a OBQ prossegue com uma avaliação final envolvendo os 15 (quinze) estudantes de maiores médias após estes participarem do Curso de Aprofundamento e Excelência em Química.

PROGRAMA OBQjr:

1. Importância da Química no cotidiano.

2. Princípios da Química verde: meio ambiente sustentável

3. Química: origem e suas subdivisões.

4. Definições: matéria, corpo, objeto e átomo.

5. Elementos, símbolos e fórmulas.

6. Substâncias puras simples e compostas.

7. Fases e componentes de um sistema.

8. Estados físicos da matéria e as mudanças de estados físicos.

9. Sistemas homogêneos e heterogêneos.

10. Separação de misturas: filtração, decantação, centrifugação, destilação simples e fracionada.

11. Propriedades das substâncias.

12. Densidade.

13. Fenômenos físicos e fenômenos químicos.

14. Gráficos: Mudanças de estados físicos em substâncias puras e misturas.

15. Modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.

16. Número atômico.

17. Número de massa, número de prótons, elétrons e nêutrons.

18. Isótopos, isóbaros, isótonos.

19. Níveis e subníveis de energia.

20. Configuração eletrônica.

21. Histórico da Tabela Periódica.

22. Classificação atual dos elementos.

23. Configuração ao longo da tabela.

24. Família e período.

25. Introdução à regra do octeto.

26. Ligação iônica.

27. Características dos compostos iônicos.

28. Ligação covalente.